O Segredo para Realizar o Sonho da Maternidade Depois dos 40 Anos

O Segredo para Realizar o Sonho da Maternidade Depois dos 40 Anos

Imagine que você pode realizar seu sonho de ser mãe, mesmo depois dos 40 anos. Parece um sonho distante? Pois saiba que é uma realidade cada vez mais comum, graças aos avanços da Medicina Reprodutiva. Ajudamos mulheres todos os dias a conquistar seus objetivos de maternidade tardia. Entenda melhor sobre essa jornada na leitura a seguir.

A crescente tendência da maternidade tardia no Brasil

A maternidade após os 40 anos tem se tornado bastante comum por diversos motivos. Além das questões pessoais e profissionais, existem casos relacionados à saúde que levam as mulheres a postergar a gravidez. Independentemente do motivo, nossa equipe está preparada para auxiliar em todo esse processo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve um aumento significativo nos casos de gravidez após os 40 anos. Maior ainda é a esperança dessas mulheres em se tornarem mães, desde que não tenham entrado na menopausa.

Compreendendo a idade limite para engravidar naturalmente

A capacidade de engravidar naturalmente diminui conforme os anos passam. Após os 35 anos e principalmente depois dos 42 anos, as chances de concepção natural caem drasticamente. Por isso, é importante buscar ajuda especializada se você deseja ser mãe após essa faixa etária.

As chances de engravidar em cada idade

As chances de uma mulher engravidar naturalmente diminuem com o avanço da idade. Para ilustrar essa situação, veja esta tabela:

IdadeChance por ciclo% Engravidam em até 12 meses
26-3018%85%
31-3515%80%
36-409%30%-50%
41-424%5%
43-450.2%1%

Como engravidar depois dos 40: Fertilização In Vitro (FIV)

Conscientes das dificuldades biológicas e demandas sociais para engravidar após os 40, trouxemos avanços importantes na medicina reprodutiva. Um dos principais tratamentos é a Fertilização In Vitro (FIV), realizada pelo laboratório próprio da clínica Vittálida.

Reserva ovariana e sua influência na FIV

Para aumentar as chances de sucesso do tratamento da FIV, precisamos considerar a reserva ovariana da paciente – sua capacidade gestacional – e também a saúde do parceiro ou doador. Com essa informação em mãos, nossos especialistas podem realizar o procedimento adequado para obter óvulos maduros e espermatozoides viáveis ​​para fertilização.

Riscos associados à gravidez tardia

Apesar das possibilidades oferecidas pela medicina reprodutiva, é importante estar ciente dos riscos associados à gravidez tardia: maior risco de aborto espontâneo; maior probabilidade de doenças cromossômicas como Síndrome de Down; desenvolvimento de diabetes gestacional; pré-eclâmpsia; maiores chances de parto prematuro; restrição do crescimento intrauterino; complicações genéticas.

Cuidados essenciais ao engravidar depois dos 40

Recomendamos que mulheres acima dos 40 procurem acompanhamento médico antes mesmo das tentativas começarem. Essa decisão permite identificar potenciais fatores de risco e fornecer orientações adequadas ao casal. Mesmo sendo mais arriscado engravidar após os 40 anos, quando acompanhada por bons conselhos médicos esses perigos podem ser significativamente reduzidos.

Se você tem mais dúvidas sobre como engravidar depois dos 40 ou quer marcar uma consulta conosco aqui na Clínica Vittálida, entre em contato conosco!

Postagens Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *